segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Acessando Direito. Crônica.

Ontem, hoje. E amanhã?
(crônica sobre educação nos dias atuais)
Nos meus tempos de criança as coisas não eram tão fáceis como nos dias de hoje. Não que hoje seja tão fácil assim. Mas em muitos aspectos, se comparados aos da minha época de criança, as pessoas possuem mais condições de se sobressaírem bem na vida, em vários aspectos, diante das oportunidades oferecidas, muito das vezes gratuitamente.
Para fazer o primário, ou seja, as séries iniciais do ensino fundamental, eu e meus irmãos tínhamos que andar à pé, sozinhos, um tomando conta do outro, cerca de dois quilômetros, juntamente com primos e colegas que moravam mais longe ainda.
Naquela época, acredite se quiser, mochila era coisa pra filho de papaizinho, para pobres de marre de si como nós, o luxo, era um saquinho de açúcar ou de arroz, bem lavado e seco, e no muito uma pasta plástica com elásticos nas bordas para fechar a mesma.
Lápis de cor e cadernos eram aproveitados do ano anterior, do que sobrava do irmão ou irmã. Livros, estes de vez enquanto apareciam alguns, em épocas de campanhas eleitoreiras, bem como alguns materiais escolares com os nomes do candidatos no verso e do outro lado da capa o Hino Nacional.
E não é que dávamos valor em nossos professores e mestres, bem como no próprio ensino e busca de aprendizagem. Lembro-me bem como se fosse ontem, sempre ajudávamos na horta comunitária da escola, a organizar a lavação de pratos e caldeirões onde se faziam as sopas, pois não existia cantineiras naquela época, era os professores que deixavam, nós, os alunos, sozinhos e iam preparar o lanche.
Foram tempos difíceis, mas sinto até certa saudade. Foram lições que me ensinaram e me ensinam muito em meu cotidiano enquanto profissional da educação, e enquanto pessoa humana em convívio social.
Muito me estranha os jovens de hoje em dia, salvo poucos, que recebem dos pais os melhores materiais escolares que se pode comprar, pois nesta "competição" o filho não pode ficar para trás. Recebem do governo, ou seja, de nossos impostos, livros diversos que pesam à beça, e são difíceis de se carregar sozinho. Tem transporte escolar que os pega nos pontos próximos de suas casas, os levam às escolas, e depois os levam de novo para os pontos próximos às suas casas, e mesmo assim, não dão nenhum valor.
Ficam com preguiça de organizarem seus horários e assim sendo, não levam os livros para a escola, quando levam não cuidam dos mesmos e chegam a esquecê-los na sala de aula, nos ônibus escolares e quando não os rasgam e jogam fora.
Naquela época, aprendi a chamar a professora pelo nome, chamava de senhora, de dona, de professora, no maior respeito, hoje chamam os professores de "tia", como se fossem estes parentes próximos, e os tratam como se tratam uns aos outros em suas rodinhas de amigos e conversas de bate papo. E o que é pior, muito professores entram nesta "onda" e acabam por fazer com que a classe de professores seja mais desvalorizada ainda.
É preciso que aja amizade entre professor e aluno, mas é preciso entender que é uma amizade diferente, onde tem um adulto responsável e uma criança, um adulto responsável e um adolescente, um adulto responsável e outo adulto ou idoso, que na condição de alunos "devem" respeito aos seus professores.
A educação começa nas pequenas atitudes, e assim vamos ensinando para a vida e não para momentos apenas. A criança aprenderá que em casa desenvolve um papel, na rua desenvolve outro papel, assim como na igreja, no trabalho,na escola e estes papéis requerem posturas diferenciadas dos mesmos, que sem perder suas essência e identidade se colocarão a contento no cumprimento de seus deveres e gozo direitos sem que para isso seja preciso ludibriar, agir com falsidades e falta de respeito com o próximo.
Sei que os tempos mudam, que as coisas devem evoluir, e que devemos acompanhar a evolução. Mas é preciso rever nossos conceitos sobre o que vem a ser evolução, o que vem a ser educação, para que assim, possamos agir sem perdermos nossas raízes/ origens, e nos mantermos em constante evolução rumo ao bem comum da humanidade.
Penso que, ao contrário do que muitos pais e "senhores" da lei pensam, quando o professor coloca um aluno para limpar o chão que o mesmo sujou, deixar organizado sua escola e espaços escolares, evitando jogar lixo no chão e quando jogar e for flagrado ser submetido a recolher o próprio lixo, bem como manter sua carteira de estudos limpas e em bom estado. Não é impor e expor o aluno ou aluna ao ridículo ou em situações que lhes causem constrangimento, é sim promoção de aprendizagens e aquisição de habilidades que visa ensiná-los desde pequenos que o que causa constrangimento, ou ao menos deveria, são atitudes contrárias a estas. Isso sim, são meios de educar para a vida, de fazer a educação valer a pena.
By Adalmir Oliveira Campos
adalmir-campos.blogspot.com.br

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Acesso Internacional.

Brené Brown, so thrilled to be the first guest on Living Brave!
This is the very first of our Living Brave Interview Series! Courage is contagious and this series is a collection of conversations with people who are being brave with their lives and making me a little more courageous in my own life. I was so honored and excited to have Oprah as my first guest. En…
WWW.COURAGEWORKS.COM

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Acessando Gente que Vence - Do Brasil.



Com 12 anos, a menina Antônia Marina Faleiros, trabalhava em um canavial no interior de Minas Gerais e nem sonhava quem um dia fosse se tornar juíza de…
GOO.GL

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Acessando Nick Vujicic.

 Foto de Nick Vujicic.

Nick Vujicic

Today, I would like to give a shout out to my beautiful wife, Kanae. Thank you for everything you do and for being the wonderful, caring, and loving mother and wife that you are. I love you! ‪#‎WCW‬

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Acessando e Ajudando.

Acessando e Ajudando. Acesse nosso canal no Youtube: Acesso Brasília e conheça nossa história!!!




WWW.ACESSOBRASILIA.BLOGSPOT.COM.BR

WWW.DIREITOACHADONARUA.BLOGSPOT.COM.BR

WWW.MOVIMENTODEBLOGUEIROSINTERNACIONAIS.BLOGSPOT.COM.BR



Segue número da conta.

Banco da Caixa Econômica Federal.
Agência: 0007
Conta Poupança : 013 00009472-2

Agradecemos a todos!

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Acesso Internacional.


Acesso Internacional.
Dwayne Johnson gets emotional while discussing his girlfriend, Lauren Hashian, and the special bond he shares with his teenage daughter, Simone.
OPRAH.COM

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Suicídio - Brasil está na oitava posição no ranking mundia diz OMS.

Brasil é oitavo em ranking de suicídio inédito da OMS; veja os países com os maiores índices

Publicado: Atualizado: 
SUICIDE
Imprimir
Uma pessoa morre a cada 40 segundos no mundo por suicídio. A informação vem do primeiro relatório global da Organização Mundial da Saúde sobre a prevenção da causa de morte.
A questão é ainda mais grave entre jovens de 15 a 29 anos. Nessa faixa de idade, o suicídio é a segunda maior causa de morte global.
Os números impressionam: ao menos 800.000 pessoas dão fim à própria vida por ano no mundo. Mas existe uma grande subnotificação de casos, diz a OMS. Por causa do tabu, muitos países não coletam dados de forma sistemática.
O problema é que o estigma é um grande inimigo do combate à epidemia do suicídio. "O tabu em torno do suicídio persiste, e muitas vezes as pessoas se sentem sozinhas e deixam de procurar ajuda", afirmou a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, no relatório.
Como ressaltou o jornal Guardian, a Índia, onde o suicídio é ilegal, é o país campeão em números absolutos dessa causa de morte. Por ano, a média é de 258 mil casos. A taxa de incidência proporcional à população é o dobro da média mundial, de cerca de 11 a cada 100 mil pessoas.
Por causa de uma série de fatores culturais, sociais, religiosos e econômicos, as taxas variam muito de país para país. Onde a situação é mais crítica, as taxas de suicídio chegam a ser 40 vezes maiores do que nas áreas menos afetadas.
Hoje, cerca de 75% dos casos estão concentrados em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento.
Segundo a OMS, isso se deve à pressão e o estresse causados pelos problemas socioeconômicos, além de conflitos de guerra da proximidade com a violência, que causam traumas psicológicos difíceis de superar.
Ainda de acordo com a organização, grupos vulneráveis como refugiados, imigrantes, índios, gays, lésbicas e transgêneros também apresentam índices muito superiores à média.
No Brasil
Em termos absolutos, somos o oitavo país com o maior número de suicidas (quase 12 mil casos em 2012).
Mas levando-se em conta o tamanho da nossa população, nossa taxa corresponde àmetade da média mundial.
O país com o maior índice de suicídios em termos proporcionais é a Guiana. Ali, 44 pessoas a cada 100 mil dão fim à própria vida. Em segundo lugar, vem a Coreia do Norte, com 38,5 casos.
A tabulação dessas informações é importante para que se organizem estratégias deprevenção . O objetivo da OMS no Plano de Ação para a Saúde Metal 2013-2020, é reduzir em 10% a taxa de suicídios até 2020.
Entre as medidas sugeridas, estão a restrição de acesso aos meios mais comuns de suicídio, como pesticidas, armas de fogo e medicamentos, e serviços de saúde orientados para a prevenção e a identificação do problema o quanto antes.

sábado, 14 de novembro de 2015

Acessando Paris.

Os atentados terroristas de ontem em Paris trazem medo e muitas dúvidas. A situação ainda é confusa nesse início de sábado. Leia no blog algumas informações para ajudar os brasileiros que estão ou planejam vir para Paris: http://bit.ly/1WS3gNZ

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Precisamos de Doações.





 Por Lidiane Mendes.

Não a corrupção!!!

 Entendo que o país passa hoje, por uma CRISE MAIOR QUE A ECONÔMICA.
Grande maioria , por falta de ética; moral; princípio;solidariedade, amor.
A corrupção começa dentro de casa.
Quando os próprios irmãos formam grupinhos para inserir nas cabeças dos  CHEFES DA FAMÍLIA PAI E MÃE, que o fulano de tal é um cara, ou , uma cara que não merece SER DAQUELA família.

Seja por questão da sexualidade.
Seja por questão de dificuldade na aprendizagem.
seja por ser hiperativo .
Seja por querer dedicar ao mundo ARTÍSTICO.


A CORRUPÇÃO existe em qualquer lugar!

Iniciamos em 2006 nossa Associação na 709 Norte, aqui em Brasília-DF.
Ficamos 08 anos e tínhamos o DIREITO E PREFERÊNCIA NA COMPRA DO imóvel.
O proprietário mentiu que iria colocar seus parentes para morarem lá , é pediu para sairmos.

VÁRIOS EVENTOS, DE CUNHO COM REPERCUSSÃO NACIONAL PARA A MÍDIA,saíram de lá de nossa ASSOCIAÇÃO!

A caminhada da Rodoviária do Plano Piloto para cidade de Planaltina de Goiás, onde lutamos para melhoria do transporte coletivo.

Várias reuniões importantes ocorreram lá como: movimento FORA ARRUDA  em 2009.

Reuniões do Fórum de  Ecosol -  Economia Solidária.

Pessoas que estudavam na UNB - Mestrando e Doutorandos , pagavam para morarem no espaço por
um preço justo, somente para mantermos o ESPAÇO.

A ambição de 02 vizinhos, eram muito grande, em pegar nosso espaço.
Criaram uma guerra!!!!
Em 2012 tivemos que sair.
Houve uma tremenda tristeza.
Em 2012 entregamos o imóvel.

Após, essa entrega do imóvel tivemos muitos problemas, inclusive, financeiro e de saúde.
POR CAUSA DA CORRUPÇÃO ,  POR PESSOAS QUE QUERIAM NOSSO ESPAÇO
ISSO OCORREU!
TIRARAM NOSSO ESPAÇO SOCIAL E DE CUNHO SOLIDÁRIO.

Não desistimos. Além da ONG que existe. Acesso Brasil de Brasília.
Criamos os blogs:

 WWW.ACESSOBRASILIA.BLOGSPOT.COM.BR

WWW.DIREITOACHADONARUA.BLOGSPOT.COM.BR

WWW.MOVIMENTODEBLOGUEIROSINTERNACIONAIS.BLOGSPOT.COM.BR

Ajude agente!!!
Precisamos do apoio de  vocês!


Segue número da conta.
Banco da Caixa Econômica Federal.
Agência: 0007
Conta Poupança : 013 00009472-2

Agradeço em nome de todos!